Por que É Importante Aprender Os Símbolos Fonéticos


O objetivo da linguagem é a comunicação. Por isso, é importante aprender, expandir e refinar nosso conhecimento de vocabulário e gramática, é também muito importante se dedicar ao estudo da pronúncia. Os três componentes formam a base da língua e devem ser desenvolvidos em harmonia.

A pronúncia


Hábitos errados de pronúncia tornam a comunicação difícil ou até mesmo impossível. Por isso, estudamos a pronúncia, mas mesmo que você não tenha a intenção de ter uma pronúncia próxima a de um nativo, o estudo da pronúncia do inglês o ajudará a desenvolver uma boa compreensão auditiva e a entender mais facilmente conversas, músicas, filmes e TV em inglês.

Por que aprender os símbolos fonéticos?


1) É muito importante saber reconhecer os símbolos fonéticos para verificar a pronúncia correta de qualquer palavra no dicionário, mesmo sem a ajuda

do professor.

2) Você já percebeu que o soletrar do inglês tem pouca lógica. Em português, todos sabem que a pronúncia de “b + a” é “ba”. Se juntar mais duas sílabas “la” + “da”, temos “balada” e a pronúncia não muda.

Já em inglês, isso não é possível, pois a cada encontro de consoantes com vogais poderemos ter sons diferentes. Vejamos alguns exemplos de palavras que trazem o encontro de “e” + “a” em inglês: great /ɡreɪt/ (ótimo), meat /miːt/ (carne), bread /bred/ (pão). Como não se pode generalizar os padrões de pronúncia em inglês, só resta aprender a pronúncia das palavras individualmente, sempre com o auxílio dos símbolos fonéticos de um bom dicionário.

3) Nem sempre conseguimos identificar e reproduzir a pronúncia correta de uma palavra apenas ao ouvi-la. Assim, os símbolos fonéticos representam um recurso complementar que nos ajuda a visualizar a pronúncia correta, nos permitindo “enxergar” detalhes que o ouvido não seria capaz de captar naturalmente. É impressionante como nos surpreendemos quando consultamos no dicionário a pronúncia de palavras tidas como básicas e já conhecidas em inglês.


Como aprender os símbolos

Caso você esteja achando os símbolos fonéticos difíceis, calma! Em primeiro lugar, a grande maioria dos símbolos se assemelha à grafia do alfabeto. Apenas alguns sons são representados por símbolos diferentes. Em segundo lugar, a habilidade de reconhecer e reproduzir os sons em símbolos fonéticos é algo que se aprende a longo prazo. Primeiro, você irá reconhecer os símbolos mais fáceis, que se parecem com as letras do alfabeto. Depois, com exercícios específicos de consulta ao dicionário, você irá se familiarizar com os símbolos a ponto de reconhecê-los e até mesmo reproduzi-los para fazer suas anotações de palavras novas ou pronúncia específica. O importante é reconhecer a importância dos símbolos fonéticos e curtir cada etapa do seu aprendizado.



Links